terça-feira, 9 de agosto de 2011

Carta para Rolando



Rolando,


A escritora Hilda Lucas nos diz, em uma de suas entrevistas, por ocasião do lançamento do livro, “Memórias Líquidas”, que: “a única maneira de alguém que perdeu um ente querido superar a dor é abraçar a vida com unhas e dentes, enfrentar a morte, olhá-la nos olhos, perder o medo de viver/morrer e ousar ser feliz de novo; senão, você reduz a morte daquela pessoa ao único acontecimento importante da vida dela. E quem viveu o suficiente para deixar dor, saudade e boas lembranças fez muito mais em vida do que apenas morrer”.


E, é por isso que, hoje, estamos reunidos aqui na Tertúlia Virtual. Vamos deixar de lado essa dor que não tem nome e sentarmo-nos à beira da fogueira, para juntos nos debruçar sobre as lembranças e, com elas, marcar a tua presença em nossas vidas, com alegria e saudade.


A morte é somente uma passagem para quem sabe semear afetos e construir ternuras, pois, daqui a algum tempo, poderemos até esquecer o teu rosto, mas ao tentar esculpi-lo, teremos no celeiro das recordações, a fonte perene que nos impede de esquecê-lo.


A fogueira que acendeste lá no “Entremares” é a mesma do Léo Buscaglia, do livro Vivendo, Amando e Aprendendo. Ali, ele nos diz que se não te importas com alguém, não perguntes como ele vai, mas se tens interesse, realmente, em saber como está essa pessoa, então senta-te e acende uma fogueira, pois na simbologia do teu gesto está a dimensão do teu amor e do teu cuidado para com o outro. E, foi isso que fizeste durante todo esse tempo, acendeste uma para nos aquecer, oferecendo-nos o melhor de ti...


Pois bem, meu amigo, embora sejamos, agora, tão menos sem ti, nos comprometemos a alimentá-la, para que nunca falte o calor da amizade, do carinho e da solidariedade, essa tríade tão necessária para que prossigamos com a nossa jornada nesse planeta Terra. Por ora, ainda dói muito a tua ausência, mas estamos pedindo ao tempo que passe célere, a fim de que essa dor se transforme numa saudade que, com toda certeza, vamos sempre gostar de ter.


Parte em paz! Pois daqui estaremos a brindar, sempre, e ao redor da fogueira, para lembrar de ti com alegria e saudades.
TIM, TIM.

20 comentários :

  1. Julieta,

    linda carta! É verdade, o Rolando teve em vida a oportunidade de construir uma obra, que nos deixa em seus 8 blogs, que nos conforta e ajuda superar a dor e saudade dessa perda precoce!
    Obrigado por ter se juntado aos seus amigos.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Julieta
    Que linda carta!
    somos só emoção quando falamos desse escritor, poeta e amigo.Voce tem o dom da palavra como ele e sei o quanto se admiravam.
    Obrigada por me apresentar esse lado real de uma partida , vou sim deixar a minha dor ,nao pra esquece-lo mas pra faze-lo ainda mais forte nas minhas memórias e nessa saudade boa.
    Linda voce é Julieta , linda sua homenagem.
    Um bom dia e que essa fogueira nos aqueça em dias mais tristes e frios ,sob um ceu pintado de estrelas sendo uma o Rolando Palma a nos espreitar.
    com meu abraço e afeto

    ResponderExcluir
  3. a saudade ficou, mas suas palavras, fotos e amizade sempre estará ENTRENÓS....
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Julieta, que carta linda você escreveu.

    Sim, hoje estamos todos juntos pensando no nosso amigo que se foi. Um dia estaremos todos juntos novamente.

    Um grande abraco

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha de carta,Julieta! Linda homenagem!beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Julieta


    Triste sentir, mas bonito de ler tantas homenagens ao nosso amigo Rolando! Que a certeza do reencontro nos abrande a saudade e que o amor que circula hoje na Blogosfera possa envolver Ele e as famílias que sofrem a prematura ausência.

    Linda tb a tua homenagem!
    Bj grande,
    Wania

    ResponderExcluir
  7. Um encontro cheio de amoções para homenagear aquele que tanto contribuiu e participou da vida de minhas pessoas, na blogsfera. Muitas vezes não encontrasmos palavras para expressar este sentimento, então deixamos o silencio guardado no coração.É com muito carinho que nos reunimos neste dia para prestar esse último carinho a uma grande Pessoa chamada Rolando Palma.

    "A morte é só uma mudança de estado.
    Depois dela, passamos a viver em outra dimensão"

    Sandra

    ResponderExcluir
  8. Julieta, a sua sabedoria é consoladora!! Ainda engatinho no amadurecimento emocional, mas é certo que bebi avidamente das suas palavras. Não vamos resumir a morte a única coisa importante acontecida na vida de qualquer pessoa que amamos! Vamos lembrar dos momentos felizes e de tudo que foi compartilhado com carinho!! Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Julieta, gostei demais do que escreveu também.
    Estarei mais vezes por aqui.
    Um grande beijo, CON

    ResponderExcluir
  10. Passei aqui para retribuir a sua visita ao meu "É possível ser feliz..." mas fiquei muito tocada pelas suas palavras. Um testemunho maravilhoso de como se deve encarar a partida de um ente querido. Acho que vou voltar a passar por aqui. Bjs Passei aqui para retribuir a sua visita ao meu "É possível ser feliz..." mas fiquei muito tocada pelas suas palavras. Um testemunho maravilhoso de como se deve encarar a partida de um ente querido. Acho que vou voltar a passar por aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Julieta!

    Bela carta em homenagem ao Rolando!

    Esta Tertúlia foi muito bonita. Todos num só sentimento saudoso, agradecidos por ter conhecido Rolando.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Não conheci o Rolando, mas sim, a poesia com a qual via a vida e entendia os "caminhos reconstruídos" por minha mãe. Me comovia seus comentários e a amizade e respeito, apesar de estarem separados por um oceano. Para mim, ele era imenso por saber tão lindamente sobrepor essa distância e apresentar-se tão próximo, tão profundo. Que Deus o receba cm carinho.

    ResponderExcluir
  13. Julieta como soube bem ler essa tua carta, só alguém com essa grandeza de espírito, consegue encarar, passar a mensagem e ainda nos consolar de forma tão bonita e enaltecida. De facto, é isso mesmo,não devemos reduzir a importância do amigo falecido, apenas ao momento de sua morte,mas sim, continuar lembrando e recordando suas obras, seus feitos, toda sua linhagem de vida, aquela que acompanhamos e que tanto nos encantou, deslumbrou, aqueceu em tantos momentos de nossas vidas.
    Vejo nesta carta o poder da vida,aquele que nos aponta caminhos para superar o trauma da perda e da saudade. Uma carta sensível e delicada com uma força tão poderosa. Obrigado.

    Beijinhos amiga

    ResponderExcluir
  14. Querida amiga
    Só hoje arranjei força para lhe falar. Li e reli sua carta e durante alguns dias aqui vim.
    Só as grandes almas têm esse dom de reunir à volta de um mesmo ideal tanta gente bonita de espírito saudável e mente aberta.
    Sua carta nos reconforta e nos faz acreditar na permanência de Rolando entre nós unidos todos pelo elo da amizade e de uma saudade marcada pela admiração.
    Ontem dia 12, eu e Libel fomos ao aeroporto bem cedinho para receber o seu corpo e prestrar-lhe a nossa última homenagem.
    Deixamos-lhe flores verdes de esperança e brancas de luz em nome de todos os que com ele partilharam a sua vida e as suas palavras.

    Abraço enorme
    Manu

    ResponderExcluir
  15. Afe, como é difícil despedir-se. Mas suas palavras suavizam e abrandam a dor, mãe. Feliz é aquele que sabe expressar na saudade a imensidão de seus sentimentos. Que belo texto.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado pelas suas palavras,

    Estive ausente por uns dias, por isso não retribui a gentileza mais cedo e foi reconfortante o que aqui li.

    ResponderExcluir
  17. Adorei o que li e identifico-me com as suas palavras! Faço um brinde a tão bela homenagem!! TCHIMMM :-))) vou ser sua seguidora :-)

    ResponderExcluir
  18. obrigada por ter me visitado!
    belissima homenagem!
    um gde abraçO!

    ResponderExcluir
  19. Porque será que continua magoando tanto esta ausência!!
    Beijo enorme

    ResponderExcluir
  20. OI Julieta
    Os dias passam, a saudade já se instalou , o vazio continua. O abstrato se materializou quando li o comentário do irmão dele( há algum tempo) e agora da Manu.
    Ainda me perguntava (até porque nao o conhecia pessoalmente),- se nao ficaria apenas como algo triste que tomei conhecimento, mas vejo que nao , é uma dor real, aqui no peito , uma saudade boa . Um ser admirável e terno - um nome forte Rolando Palma
    Bom ler de novo sua carta e bom lembrar dele.
    beijos

    ResponderExcluir