segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Real Valor das Letras

Ah, as palavras! Como elas se exibem! Chegam saltitantes, vaidosas e orgulhosas em seus vestidos de cetim desejando o brilho das estrelas. Vaidade. Tudo é vaidade!

(...)

Então, eu lhes falo do tempo, do passado, das coisas idas e findas. Nada mudou, apenas a arte de dizer a mesma coisa com outra linguagem. Tudo se repete, gerando cansaço, frustração e apatia.

Somos todos iguais nessa busca pelo celeiro dos signos lingüísticos,  ansiosos em dar vida às letras. Palavras são gastas, frases e orações desperdiçadas esperando por ações que nunca chegam.

É a cupidez do homem enterrando as palavras, que nada mais anseiam senão a própria vida: prática, ação e exercício contínuos. Nunca, letra morta, vazia, inútil e sempre em busca dos louros das academias.

Validá-las! Esta, talvez, seja a maior honraria que elas desejem. Sair do papel e alcançar às ruas, ruelas, becos e avenidas... Fazer-se luz na escuridão e o pão de cada dia na boca do analfabeto, dando-lhe a consciência de cidadão para que ele possa escrever a história e reinventar a vida desse país.

5 comentários :

  1. Eis aqui um espaço de bom gosto e gosto comum pela palavra...Também eu ando à procura delas...de vez em quando fogem...

    Luis Bento
    (bento vai pra dentro)

    ResponderExcluir
  2. Julieta, que simpático o teu espaço e obrigada por sua visita. Legal lembrar do homem que nos entregava leite e pão na porta de casa ( que saudades disso ) Gostei também do seu texto e voltarei mais vezes para te ler.
    Grande beijo,
    CON
    O
    N

    ResponderExcluir
  3. Juliêta....

    estou arrasada pela partida do Rolando.... arrasada....
    obrigada por me contar....

    nessas horas perco as palavras....

    beijo enorme amiga amada....

    Solange Maia

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo,Julieta! um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Olá, Julieta, chego em sua nova casa oferecendo-lhe um poema do meu irmão que perdi no mês de junho, um grande poeta.

    FEIRA DA PALAVRA

    Cestos de palavras!
    Palavras frescas
    Carnudas
    Aromáticas

    Quem quer palavras?
    Leva molho
    Faz livro

    Olha palavras!
    Toma penca
    Faz poema

    Aqui! Palavras!
    Novinhas
    Dúzias

    Tem palavras!
    Eternas
    Contam histórias

    É só pegar palavras
    Verdades
    Mentiras.
    Paulo Adão – Minas de Palavras


    Abraços e ótima semana. Paz e bem.

    ResponderExcluir