sábado, 27 de agosto de 2011

O Outro e Você


“Somos todos filhos do tempo e ele está nos devorando diariamente, desde o momento em que nascemos”.

Por que será, então, que vivemos ou projetamos a vida sempre no futuro?

A resposta, talvez esteja no fato de que ao levá-la para o porvir, nos sentimos confortáveis em retardar o exercício do amor e do cuidado. O olhar para o outro, seja ele pai, mãe, filho, irmão, parente, amigo ou amante, é de eternidade. Pensamos que todos estarão lá, ao alcance de nossas mãos, na hora e na data marcadas pelo relógio da nossa conveniência, ou seja, no nosso tempo! No tempo do nosso egoísmo e descaso, da nossa arrogância e desamor, do orgulho e da vaidade que sempre ditam as normas, quando o assunto é cuidar do bem-estar do próximo.

Betinho, irmão do Henfil, sabiamente nos advertiu: “quem tem fome - seja do que for - tem pressa”. Não existe amanhã para quem tem os olhos da memória voltados para o terreno infértil das ações e atitudes que nunca saem do papel ou do mundo das ideias.

Tempo! Palavra que, hoje, habita o terreno da escassez de afetos, de carinho, de respeito e de consideração. Estamos todos desaprendendo que “somos tão menos, um sem o outro” e, que, nada é permanente a não ser o passar das horas.

Precisamos desacelerar o passo em direção ao futuro para vivenciarmos a liturgia dos afetos e o exercício do amor; esse amor que pacifica os nossos dias e nos alerta que a eternidade é, tão somente, um jeito frio de prolongar o desamor, a fome, a miséria e, também, uma maneira simples de dizer: eu não me importo!

E, se no lugar do outro fosse você?  O que faria?

4 comentários :

  1. Oi, Julieta! O futuro tornou-se algo tão presente e urgente que para mim ele não existe mais enquanto categoria do tempo. Ele é agora, já, o próximo minuto. Essa a sensação que eu tenho com tanta correria que o mundo moderno empreendeu em nossas vidas. Mesmo porque, planejara algo para um longo prazo é perder oportunidade de tentar realizar aqui e agora. PS: apenas uma ressalva: não pretendo vir a dar trabalho a ninguém nem deixar pendências que criem barreiras para os que me cercam, por isso tenho procurado ir resolvendo tudo para partir sem embargos. Abraços (gostei muito).

    ResponderExcluir
  2. Lindo e tão importante isso..Desacelerar...Viver bem o hoje com todas as oportunidades que ele nos dá!!!

    beijos,ótimo fds,chica

    ResponderExcluir
  3. Você nem sabe o sorriso que se abriu aqui por te ver numa casa nova [que eu ainda não conhecia, então nova, pra mim. rs].

    Ainda hoje eu lia a Érica Jong, onde ela dizia alguma coisa sobre a maioria das pessoas fazerem pesquisas sobre a vida, e não viver. Talvez para, em outra encarnação, quando se souber tudo que há para saber, então viver. Como se fosse possível, né.


    Adorei suas cartas, Julieta. Adorei tudo aqui.
    Volto. Sempre.

    ResponderExcluir
  4. Oi Julieta
    Tão bom ler seu texto e desejar isso. Desacelerar, ficar atenta aos detalhes, sem pressa.Dar amor diariamente .
    Como se nao houvesse amanhã rs
    um abraço

    ResponderExcluir